terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

ESTILHAÇOS POÉTICOS

(...)
Pensar incomoda como andar à chuva
Quando o vento cresce e parece que chove mais.
Não tenho ambições nem desejos
Ser poeta não é uma ambição minha
É a minha maneira de estar sozinho.
(...)

Alberto Caeiro
(1911-1912)

A lição é velha, o tempo a comprova,

E os que melhor a conhecem, são os que mais a deploram.

Quando enfim se alcança o que todos cobiçam,

O prêmio vil mal valeu o custo.

Byron

*****

Vozes veladas, veludosas vozes,

Volúpia dos vilões, vozes veladas.

Vagam nos velhos vértices velozes


Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.


Cruz e Sousa

**********

Cantos e metrópoles, lavinas febris,
terras descoradas, pólos sem glória,
miséria, heróis e mulheres da escória,
Sobrolhos espectrais, tumulto em carris.
Soam ventoinhas em nuvens perdidas.
Os livros são bruxas. Povos desconexos.
A alma reduz-se a mínimos complexos.
A arte está morta. As horas reduzidas.


fragmento do poema "O meu tempo ", do poeta alemão Wilhein Klem

**********

Está naquela idade inquieta e duvidosa,
Que não é dia claro e é já o alvorecer;
Entreaberto botão, entrefechada rosa,
Um pouco de menina e um pouco de mulher.


quadra do poema "Menina e Moça" de Machado de Assis, excluído pelo autor quando reuniu seus poemas em um volume.

**********

Hão de chorar por elas os cinamomos,
Murchando as flores ao tombar do dia.
Dos laranjais hão de cair os pomos,
Lembrando-se daquela que os colhia.


Alphonsus de Guimaraens

**********

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil :
- Em que espelho ficou perdida
a minha face ?


Cecília Meireles

**********

Lua cheia


Boião de leite
que a noite leva
com mãos de treva,
pra não sei quem beber.
E que, embora levado
muito devagarinho,
vai derramando pingos brancos
pelo caminho.

Cassiano Ricardo

**********

O ÚLTIMO PASSEIO


Deixaste cair na poeira a tulipa vermelha que te dei. Apanhei-a : tornara-se branca.
Em tão rápido instante, havia nevado sobre nosso amor.

Poesia chinesa

**********

ESCREVER


Escrever ... mas por quê?

Por vaidade, está visto

Pegar da pena... olha que graça terá isto

se já se sabe tudo o que vai se dizer...


Mario Quintana

**********

OBJETOS


Vivem ao nosso lado

os ignoramos, nos ignoram

Vez por outra conversam conosco.


Octavio Paz

**********

... Chegou um tempo em que não adianta morrer

chegou um tempo em que a vida é uma ordem

A vida apenas, sem mistificação.



Carlos Drummond de Andrade

**********

A poesia é o autêntico real. Absoluto. Isto é o cerne da minha filosofia.

Quanto mais poético, mais verdadeiro.


(Novalis)

**********

PARA SER GRANDE, sê inteiro : nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.


Fernando Pessoa

**********

(...)
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles , considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.


Carlos Drummond de Andrade

**********

.... Perdi-me dentro de mim
Porque eu era labirinto
E hoje, quando me sinto,
É com saudades de mim...


Mário de Sá-Carneiro

**********

Eu canto porque o instante existe
E minha vida está completa
Não sou alegre nem sou triste :
Sou poeta.


Cecília Meireles

**********

Esta folha branca
me proscreve o sonho,
me incita ao verso
nítido e preciso.


João Cabral de Melo Neto

**********

INFÂNCIA


Um gosto de amora
comida com sol. A vida
chamava-se "agora"


Guilherme de Almeida

**********

Acorde
recorde que você é uma criatura
que veio de uma estrela
que está em uma estrela
que irá para uma estrela
pouse suave


hermes de trismegistro - (egito 3 000 a.c)

**********

de tanto não poder dizer
meus olhos deram de falar
só falta você ouvir


Alice Ruiz

**********

: já é dia.
Os caules são serenos, e ao vê-los
no côncavo da mão o sol nascia.

Pedro Támen, poeta português

**********

Mais vale
uma urna de vinho
que o poder ,
glória e riquezas.
Respeito o amante que
geme de felicidade, detesto
o hipócrita
que murmura orações.

Omar Khayyam, do livro Rubaiyat.

**********

UMA VOZ


Sua voz quando ela canta
me lembra um pássaro mas
não um pássaro cantando
lembra um pássaro voando


Ferreira Gullar

**********

passe o que nasce
passe o que nem
passe o que faz
passe o que faz-se
que tudo passe
e passe muito bem

Paulo Leminski

**********

RELÓGIO


Diante de coisa tão doída
conservemo-nos serenos.
Cada minuto de vida
nunca é mais, sempre é menos.
Ser é apenas uma face
do não ser, e não do ser.
Desde o instante em que se nasce
já se começa a morrer.

Cassiano Ricardo

**********

DALTONISMO


Olhe de novo
não existem brancos
não existem negros
somos todos arco-íris.


Ulisses Tavares

**********

LIBERDADE


Desligada
o vento morde meus cabelos sem medo :
tenho todas as idades.

Olga Savary

**********

EPIGRAMA


Sobre uma rosa aberta um besouro vem e vai...
O vento chega. O besouro foge.
E, folha a folha,
a rosa se desfolha,
e cai...

Ronald de Carvalho

**********

RECUPERAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA


é sempre mais difícil
ancorar um navio no espaço

Ana Cristina Cesar

**********

SOL NULO


Sol nulo dos dias vãos
cheios de lida e de calma
Aquece ao menos as mãos
A quem não entras na alma!
Que ao menos a mão, roçando
A mão que por ela passe
com externo calor brando
o frio da alma disfarce
Senhor, já que a dor é nossa
e a fraqueza que ela tem
Dá-nos ao menos a força
de a não mostrar a ninguém


Fernando Pessoa

Nenhum comentário: