terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

ESCRITORES E SUAS VIDAS TRÁGICAS

  • Albert Camus ,escritor argelino morreu em 1960 vítimado por um acidente de automóvel. Em sua maleta estava o manuscrito de "O Primeiro Homem",romance autobiográfico. Por ironia do destino, nas notas ao texto ele escreve que aquele romance deveria ser inacabado. Sua mãe Catherine Hélène Camus ao receber a notícia da morte do filho apenas disse : "Jovem demais." Coincidentemente ela também morreu no ano de 1960. No bolso de Albert Camus foi encontrado um bilhete de trem com destino para fora do país.
    Camus de início nao faria a a viagem para Paris de carro junto com os Gallimard (Michel, Janine e a filha deles Anne). Ele pretendia ir
    com o poeta René Char, de trem. Mas por insistência de Michel ele resolveu ir de carro com eles. Char também foi convidado, mas não quis aceitou pois além de já ter comprado sua passagem, achou que iriam muitas pessoas carro.
  • No acidente o automóvel Facel-Véga de Michel bateu violentamente contra uma árvore. Somente Camus morreu na hora. Michel morreu no hospital 5 dias depois. O relógio do painel do carro parou no instante do acidente: 13:55h.

  • O poeta Aníbal Teófilo em 14 de junho de 1915 foi assassinado a tiros pelo escritor Gilberto Amado que se desentederam durante debate quase no término da cerimônia de inauguração da Sociedade Brasileira de Homens de Letras, entidade criada por Olavo Bilac e que foi realizada no prédio do Jornal do Comércio, no Rio de Janeiro.

  • O poeta Batista Cepelos teve como seu protetor político o senador Peixoto Gomide e devido a esta convivência conheceu a filha deste por quem se apaixonou e chegando ao ponto de marcar casamento. Porém, o senador , num gesto de extremo descontrole assassinou a filha e em seguida se suicida, revelando antes que os noivos eram irmãos. Chocado , Cepellos cometeu suicídio , no Rio de Janeiro, sob o e feito de forte depressão.

  • O poeta Ronald de Carvalho , no ápice de sua carreira diplomática e política morreu num desastre de automóvel , no Rio de Janeiro, em 15 fevereiro de 1935 quando se dirigia para o Itamarati onde faria uma palestra.

  • Manuel Antonio de Almeida , o autor de " Memórias de um Sargento de Milícias" morreu em um naufrágio no canal perto de Macaé, em 1861.

  • O poeta Antonio Gonçalves retornou à Europa em 1862, desta vez para tratamento de saúde. Em 1864 ao regressar ao Brasil, o navio Ville de Boulogne que trazia o poeta, naufragou na costa brasileira. Ao que consta salvaram-se todos menos o poeta , esquecido por encontrar-se em seu leito, quase agonizante.

  • No ano de 1909, no Rio de Janeiro, o escritor Euclides da Cunha morreu durante uma troca de tiros com jovem militar Dilermando Cândido de Assis, amante de sua mulher. Ao tentar ajudar Dilermando sua irmã Dinorah, foi atingida na coluna vertebral, próximo à nuca ficando inutilizada para o resto de sua vida.

  • O romancista e historiador Octavio Tarquinio de Souza, morreu num desastre de avião, na baía da Guanabara, Rio de Janeiro, em 22 de dezembro de 1959, juntamente com sua esposa, a escritora Lucia Miguel Pereira.

  • O poeta e crítico Mario Faustino faleceu em desastre aéreo , em Pachacana, Peru, no dia 27 de novembro de 1962.

  • O escritor Jackson de Figueiredo , morre afogado , na praia de Joá, Rio de Janeiro, em 4 de novembro de1928

  • O escritor Oswald Beresford em 11 de setembro de 1924, suicidou-se com um tiro. Seu romance , Mme Cosmópolis, considerado uma obra cheia de audácia e crua, foi proibida por seu pai, rico proprietário de Sorocaba, o qual ordenou que os exemplares impressos fossem queimados. Acometido de desespero o escritor chama um táxi pedindo que o conduzisse até o bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, e , próximo à avenida Vieira Souto , dispara o revólver e se mata.

  • O escritor Brito Broca, morreu atropelado na praia do Flamengo, Rio de Janeiro, em 20 de agosto de 1961.

  • Silva Jardim, o conhecido escritor abolicionista , morreu numa cratera do Vesúvio , em 1 de julho de 1891.

Nenhum comentário: